DANÇA DE SALÃO

selo copm

A dança de salão chegou no Brasil no século XIX. Atualmente, no Brasil, os gêneros mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, são: forró universitário, samba de gafieira, zouk, soltinho, salsa, bolero, bachata, tango e kizomba, sendo que ainda podemos encontrar diversas variações destes gêneros.

O Soltinho pode ser considerado como uma versão brasileira do swing e é frequentemente usado para dançar Rock.

O Zouk é nome de um estilo musical das Antilhas homônimo ao estilo de dança brasileiro Zouk, que contém movimentos parecidos com as da Lambada. Com a escassez de músicas de Lambada os dançarinos passaram a utilizar músicas mais lentas, principalmente da região antilhana (Zouk) e africana (Kizomba), incorporando movimentações de outras danças e originando o ritmo de dança brasileira Zouk. O Zouk brasileiro pode ser dançado com música de Zouk, de Kizomba e várias de Reggaeton ou através de remixes e produções de DJ’s.

A dança sertaneja dançada a dois tem muitas variações pelo interior do país. A forma mais comum de dançar é o popular “dois pra lá, dois pra cá” de maneira simples e sem fazer passos complexos. Dependendo da região, alguns movimentos de forró são usados.